Caixa on-line: controles eficientes e movimentações mais assertivas para alavancar a performance da sua gestão de investimentos

 

Quando o assunto é agilidade em gestão de investimentos, nenhum fator é mais competitivo do que a capacidade de antecipar movimentações, para buscar uma melhor rentabilidade da carteira.

Tão importante quanto o foco nas melhores estratégias é contar com um gerenciamento de caixa eficiente, que venha agregar consistência e rapidez às tomadas de decisão.

Quando agregada a esse processo, a solução tecnológica adequada vem assegurar acesso à posição em tempo real e futura do caixa, com uma visão global e detalhada dos ativos negociados e dos recursos geridos. Combinadas, suas funcionalidades voltadas à atualização automática das operações e à priorização de informações relevantes podem alavancar ainda mais a performance de sua gestão.

Sua empresa já avaliou as contribuições que a automatização de processos de gestão on-line de caixa pode proporcionar na hora de assegurar o melhor retorno aos seus investidores?

7 Motivos para contar com a automatização de processos na gestão do seu caixa

Conheça os fatores e benefícios que sua empresa deve considerar ao optar por uma ferramenta tecnológica que ofereça recursos para a gestão on-line do caixa:

1 – Mais agilidade para uma melhor liquidez

Quanto mais rápido é o acesso a informação atualizada do seu caixa, melhor será o seu timing para comprar e vender ativos e gerar recursos necessários. E contar com um sistema que compartilha uma visão precisa da sua carteira tornará ainda mais eficiente o controle e a programação de liquidações nos dias certos para efetuar os pagamentos nas datas correspondentes.

2 – Menos esforço manual, menor risco operacional

O uso de uma ferramenta automatizada evita que um tempo valioso seja empregado para buscar e compilar manualmente informações em planilhas e outras fontes, e compor uma visão do seu caixa. Essas informações passam a ser incorporadas e disponibilizadas via sistema, de modo on-line, reduzindo assim riscos que possam comprometer a performance de seus fundos e a credibilidade de seus processos de gestão.

3 – Caixa D0 e futuro integrado com passivo

Dê prioridade a uma solução configurada para integração com o seu sistema de passivo. Dispor dessa interface é fundamental para contar com uma maior assertividade para honrar compromissos e prazos. Além disso, a cada aplicação ou resgate efetuados pelos investidores, pode ser checado qual o tipo de ativo e de fundo movimentado, a fim de garantir o caixa na data correspondente.

4 – Atualizações 100% parametrizadas

Certifique-se de que a ferramenta escolhida ofereça flexibilidade para customizar o recebimento de informações, à medida que as movimentações são feitas. Isso permitirá gerir o caixa ao longo do dia, considerando os recursos disponíveis e o comportamento de mercado – sem ter mais que concentrar decisões no final do dia, momento que pode revelar um cenário desfavorável e colocar em xeque a sua performance.

5 – Modalidades de ativos e prazos distintos sob controle

Tenha em mente que o recurso de caixa on-line escolhido deverá ser o seu grande aliado na hora de conciliar diversas movimentações financeiras, vinculadas a liquidações futuras. A ferramenta certa precisa conferir automatização para gerir recursos necessários em meio a grandes volumes negociados e especificidades de operações – e considerando ainda regras e datas distintas para pagamento de ativos e fundos.

6 – Receitas e despesas dos fundos provisionadas

Outro processo a observar é se o sistema oferece o agendamento automático de despesas, compartilhando uma visão futura combinada de entradas previstas de recursos e os débitos já programados. Esse provisionamento é um recurso bem-vindo para manter no radar da sua gestão os períodos que concentram despesas maiores, como o pagamento de taxas de administração dos fundos.

7 – Vencimentos periódicos e de ativos na programação

Nessa avaliação, considere ainda que a solução tenha o recurso de aviso automático das datas para pagamentos tanto de vencimentos periódicos de títulos quanto de vencimentos de ativos – para não perder de vista informações relevantes que possam impactar o seu fluxo de caixa.

Como tornar a sua empresa um referencial de

excelência em gestão de investimentos?

Desenvolvido pela Nexxus, o software de gestão de investimentos OMNiS oferece a instituições de asset management de diversos portes os recursos para uma gestão on-line de caixa eficiente, que contribua para a consistência de processos fiduciários e uma melhor performance. Referenciais priorizados pelos investidores na hora de aplicar seus recursos financeiros.

NEXXUS coloca a serviço do negócio de seus clientes sua expertise como parceiro tecnológico associada a um profundo conhecimento do mercado financeiro.

FALE COM A NEXXUS!

Luís Fernando Barra Zambotto
 (11) 5083.5544

Quer saber como o OMNiS pode fazer a diferença na qualidade de sua gestão?

No próximo artigo, confira como um melhor gerenciamento de caixa pode alavancar a performance de sua gestão de investimentos!